Dia da Indústria: Governo comemora data com grau de investimento e condições para promover a industrialização

Assunção, Agência IP.- Neste dia 8 de setembro é lembrado o “Dia Nacional da Indústria”, data que se comemora pela primeira vez com o Paraguai qualificado como grau de investimento e com condições para dar um salto rumo à industrialização, afirmaram o presidente Santiago Peña e o ministro da Indústria e Comércio ( MIC), Javier Giménez.
Somam-se ao grau de investimento as negociações com o Brasil para utilização de energia elétrica que corresponde ao Paraguai, como principais pontos para promover o desenvolvimento industrial. lembrado o presidente.
O sector industrial representa actualmente 20% da Média Interna Bruta (PIB) e emprega directamente cerca de 310 mil pessoas. “Sabemos que pode contribuir muito mais porque tem um enorme potencial ainda a ser despertado”, disse o ministro Giménez.
Setor industrial no Paraguai
O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) destaca a produção agrícola a nível industrial, através de medidas de promoção da produção de biodiesel, que teve um aumento de 383%, além da tarifa zero de Taiwan para 17 produtos, incluindo carne de porco, uma área. que teve um aumento na renda de 71% até agora neste ano.
A pasta do Estado destaca ainda a diversificação da produção industrial, promovendo a instalação de indústrias sob o regime maquila, com 23 novos projectos aprovados no primeiro ano de governo e a simplificação de procedimentos para o estabelecimento destes investimentos e para a criação de Participação Simplificada. Empresas (EAS), área que somou 5 mil novas empresas abertas desde agosto de 2023.
No que diz respeito ao apoio, além da simplificação de procedimentos e condições favoráveis para investimentos, o MIC apoia diretamente a entrega de maquinaria às MPME por mais de 900 milhões de dólares através dos seus programas de apoio.
São também promovidas medidas para aumentar a competitividade das indústrias e a diversificação dos mercados de exportação. Os itens que apresentaram desenvolvimento constante e sustentado são produtos cárneos, laticínios, açúcar, bebidas e fumo, têxteis e vestuário, produtos químico-farmacêuticos, produtos metálicos e manufatura de metais comuns.
Nos últimos 20 anos, as exportações de manufaturados industriais passaram de representar 4% em 2003 para representar 13% do total das exportações em 2023. Os itens de exportação industrial estão concentrados em autopeças, vestuário, alumínio e seus manufaturados, alimentos e produtos plásticos.