Paraguai

Delegação empresarial colombiana explora oportunidades de investimento no Paraguai

Assunção, Agência IP.- Um total de 20 investidores colombianos, de diferentes setores econômicos, participaram de uma série de palestras apresentadas por técnicos do Vice-Ministério da Indústria e da Rediex, com o objetivo de conhecer detalhadamente os regimes especiais e as vantagens que o Paraguai oferece aos investidores estrangeiros. .

A delegação que inclui empresários dos setores têxtil e de confecções, químico e farmacêutico, construção, alimentos, agrícola e elétrico, chegou ao país com a ajuda da Câmara de Comércio de Bogotá, Câmara de Comércio Paraguaia Colombiana, com o apoio do Embaixada da Colômbia no Paraguai.

Ernesto Rojas, diretor geral de Planeamento Estratégico da Rediex, indicou que alguns dos visitantes já se encontram em processo de fixação no país, motivados pelo recente nível de investimento e projeções.

Durante o encontro, a delegação teve a oportunidade de conhecer os benefícios de investir no Paraguai, os incentivos do Regime Maquila, da Lei 60/90, do Sistema Único de Abertura de Empresas (SUACE) e do Regime de Matérias-Primas.

“Este tipo de vínculos comerciais são essenciais para fortalecer a relação comercial entre o Paraguai e a Colômbia, que atualmente atinge US$ 221 milhões em importações e exportações”, destacou Rojas, destacando que se espera um crescimento contínuo neste intercâmbio graças à colaboração.

O gestor da Rediex comentou que o próximo passo inclui o acompanhamento dos empresários e a criação de vínculos comerciais para atrair mais investimentos colombianos.

Relacionamento bilateral

Por sua vez, o titular da Câmara, Miguel Carrizosa, destacou a importância de aumentar o investimento colombiano no Paraguai, apontando vários setores de interesse para investimento, incluindo medicamentos, materiais de construção (como varetas sintéticas), desenvolvimento imobiliário, agricultura e têxteis.

Neste sentido, Carrizosa referiu-se a casos de sucesso como a produção de chocolate e a utilização de varetas sintéticas na construção. Da mesma forma, o presidente enfatizou a necessidade de melhorar a comunicação e facilitar o intercâmbio comercial.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo