Crescendo com inclusão: novos serviços beneficiarão cerca de 6.000 crianças no Chaco
Assunção, Agência IP.- A Ministra da Saúde Pública, María Teresa Barán inaugurou uma clínica de Estimulação Precoce e Odontologia Inclusiva na Filadélfia, departamento de Boquerón, com foco no atendimento integral e adaptado às crianças. A carteira de saúde disponibiliza equipamentos e pessoal especializado. A ativação deste serviço beneficiará cerca de 6.000 crianças através de atendimento especializado.
Esse avanço é resultado do convênio entre o Ministério da Saúde Pública e a Fundação Rinconcito de Amor, no qual a pasta da saúde garante os equipamentos e pessoal especializado necessários ao atendimento aos pacientes.
A Clínica de Estimulação Precoce tem como objetivo promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico das crianças, num espaço pensado para responder às necessidades de cada uma e promover o seu crescimento saudável. Este serviço se torna um recurso fundamental para as famílias do Chaco, especialmente para aquelas que necessitam de apoio especializado no desenvolvimento da primeira infância.
Por outro lado, o Gabinete Dentário Inclusivo oferece um ambiente seguro e adequado para pacientes com necessidades especiais, incluindo a incorporação de uma nova cadeira dentária com compressor, turbina, micromotor e luz LED, bem como equipamentos cirúrgicos de última geração. instrumentos e ferramentas adaptadas como o abridor de boca, para pacientes com necessidades especiais.
Além disso, há flipchart e macromodelo educativo com kits de higiene bucal, que reforçam o ensino da assistência odontológica desde a primeira infância.
Esta colaboração reafirma o compromisso do Ministério da Saúde com o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças do Chaco, ampliando os serviços inclusivos, informa a pasta da saúde.