Construção de ponte sobre o Rio Monday fortalecerá ligação com o Brasil
Assunção, Agência IP.- O Ministério de Obras Públicas destaca que a construção da ponte sobre o rio Monday, no Alto Paraná, não só melhorará a ligação entre Presidente Franco e Los Cedrales, como também facilitará o acesso à Ponte da Integração, fortalecendo assim a ligação entre a cidade Esteña e a vizinha Foz de Iguazú, no Brasil.
Neste momento, o MOPC informa que os trabalhos avançam com a fase final do acampamento e a construção das estradas auxiliares para chegar ao leito do canal, onde serão instaladas as plataformas para depois seguir para as fundações. Este é um dos principais desafios porque se trata de uma área rochosa. Acima desses trilhos que servirão para descida das máquinas, será erguida a nova passarela de 500 metros.
A futura ponte, que faz parte do Corredor Metropolitano Leste (CMDE), terá 500 metros de comprimento, 26,5 metros de largura e ligará o acesso interurbano de Presidente Franco a um lote rodoviário rodoviário de quase 31 km.
A infraestrutura terá quatro faixas de 3,60 metros cada, acompanhadas de dois acostamentos internos de 1,30 metros e dois acostamentos externos de 1,50 metros. Além disso, incluirá defesas do tipo New Jersey, bem como caminhos para pedestres e ciclovias de 2,50 metros em ambos os lados.
O projeto é executado pelo Consórcio Puente Monday, formado pela Constructora Heisecke SA e Construpar SA, com prazo de conclusão de 18 meses e supervisão do Consórcio JYI.