Construção da rede de esgoto e tratamento de esgoto em Caacupé registra avanços
Assunção, Agência IP.- eucapital do departamento de Cordilheira, Caacupé, registra avanço de 85% nas ligações domiciliares da rede de esgoto, projeto executado pela Coordenação de Projetos de Água Potável, Saneamento e Obras Hidráulicas do Ministério de Obras Públicas e Comunicações.
O projeto beneficiará diretamente cerca de 15 mil caacupeños, além de Tobatí, outra cidade da Cordilheira, Horqueta (Concepción) e San Juan Bautista, Misiones e capital espiritual do país, que compõe o conjunto de quatro cidades da região Leste, que contará com infraestrutura de saneamento.
Atualmente, as obras da rota PY02 concentram-se na substituição do asfalto após a conclusão das ligações residenciais em coordenação com a Prefeitura de Caacupé.
Além disso, está em fase de conclusão a instalação dos colchões reno e do canal pluvial na Estação Elevatória 2, bem como na Estação Elevatória 1, com escavações para a caixa de concreto e construção do bueiro de acesso.
A instalação de tubulações para entrega da EB1 à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETE) chega a 80%, além de obras de substituição de pavimentação.
A obra está sendo realizada pelo Consórcio Cuatro Ciudades, formado pelas empresas Ginsa SA e Yatytá SA, com recursos provenientes de doação da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento ( BID) e fundos de contrapartida locais.