Construção da Ponte Bioceánica ultrapassa 56% de conclusão
Assunção, Agência IP.- As obras da Ponte Bioceánica ultrapassam 56% de execução, segundo relatório fornecido pelos técnicos da Superintendência de Obras e Fomento, que acompanham a execução da obra. A megaestrutura é financiada pela margem direita da Itaipu e a execução do projeto está a cargo do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
No lado paraguaio da ponte, na primeira viga treliçada do pilar 13, já está em processo de construção o trecho inicial, no qual será montado o carro avançado para a colocação dos trechos já no Rio Paraguai. Além disso, foi iniciado o processo de preparação para a construção do último troço do pilar P13 (58 m de altura), para o qual será utilizado um sistema de fôrmas deslizantes.
Ressalta-se que todas as vigas protendidas, pré-fabricadas na cidade de Capiatá (departamento Central), já foram transportadas e montadas. As 176 vigas dos viadutos de acesso já estão instaladas (80 no Paraguai e 96 no Brasil).
Do lado brasileiro da obra, avançam os trabalhos de colocação de pré-lajes e armaduras metálicas e de concretagem do tabuleiro do viaduto de acesso.
Da mesma forma, as lajes dos trechos 29 e 28 estão em fase de acabamento, enquanto as obras dos trechos 27 e 26 estão próximas da conclusão.
Da mesma forma, no pilar 14, torre de sustentação da margem brasileira, foi iniciada a colocação do reforço da segunda viga de contraventamento, informou Itaipu.
A nova infraestrutura rodoviária que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul, Brasil) aumentará a integração regional, facilitando o trânsito fronteiriço e os trâmites aduaneiros, o que resultará em maior eficiência logística, tornando o território paraguaio Chaco no principal protagonista do comércio internacional.