Com novo mamógrafo, reforçam serviço de detecção de câncer de mama em Amambay
Assunção, Agência IP.- O Governo do Paraguai, por meio do Ministério da Saúde Pública, instalou novos equipamentos de última geração no Hospital Regional Pedro Juan Caballero, onde cerca de 30 mil mulheres com mais de 40 anos são as principais beneficiárias. Além disso, as expansões no serviço primário do departamento de Amambay melhorarão os cuidados de saúde e a cobertura para milhares de pacientes.
O Hospital Regional Pedro Juan Caballero conta com novo mamógrafo e ampliação de serviços, após a autorização de importantes obras em cerimônia presidida pela Ministra da Saúde, María Teresa Barán.
A Ministra da Saúde destacou a importância do trabalho em equipe e do compromisso com a saúde pública, lembrando que hoje muitas mulheres não terão mais que se deslocar ao INCAN para receber tratamento. Você pode fazer isso aqui mesmo. ele apontou.
Apelou ainda aos funcionários de branco que prestam serviço no local para trabalharem com “qualidade e cordialidade”, lembrando que a atenção humana não exige orçamento, mas sim vontade.
O novo mamógrafo instalado no Hospital Regional complementa outros equipamentos que serão transferidos para o Hospital Juan Pablo II do mesmo departamento. A medida faz parte do plano nacional de ampliação de 24 para 56 mamógrafos disponíveis em todo o país, fortalecendo a detecção precoce do câncer de mama, principal causa de morte por câncer em mulheres no Paraguai.
Entre as obras, estão a reforma e ampliação da área de Clínica Médica, equipada para 40 leitos, através de um mutirão com o Governo de Amambay, que cobriu os custos de infraestrutura; enquanto os equipamentos foram adquiridos com recursos da Direção Estratégica Nacional de Recursos Humanos em Saúde.
Nas áreas de Clínica Cirúrgica e Banco de Sangue, as melhorias foram financiadas por meio do Fundo Baseado em Resultados de Saúde. A reforma da Clínica Cirúrgica inclui obras que proporcionarão um ambiente mais adequado para o atendimento aos pacientes, enquanto o Banco de Sangue recebeu investimento de 42 milhões de guaranis para sua reforma.
A cerimônia de qualificação contou também com a presença do governador de Amambay, Juan Acosta; o prefeito municipal de Pedro Juan Caballero, Ronald Acevedo; bem como os diretores da XIII Região de Saúde, Saúl Acosta; dos Hospitais Especializados, Ana Collante; do INCAN, Jabibi Noguera, autoridades locais e regionais.
Qualificação de consultório odontológico inclusivo
No Hospital Juan Pablo II, o Ministro Barán viabilizou um consultório odontológico inclusivo, estabelecendo um importante precedente na higiene bucal no departamento de Amambay, que inclui cadeira com compressor, instrumentos e suprimentos.
Este novo espaço foi projetado especificamente para oferecer atendimento odontológico pediátrico a pacientes com deficiência.
Com o apoio do Governo, foram adquiridos jogos educativos e o local foi decorado, informou o Ministério da Saúde.