Paraguai

Centro Ciudad Mujer amplia atendimento para exames de mamografia aos sábados

Assunção, Agência IP.- Durante este mês, no contexto do Outubro Rosa, no Centro Ciudad Mujer – Ñande Kerayvoty Renda amplia o serviço de mamografia aos sábados. Seguindo o modelo implementado desde o ano passado, aos sábados, dias 5, 12, 19 e 26 de outubro, o serviço estará disponível das 7h às 12h.

Além disso, foi prevista a isenção de pedido médico para estudo de mamografia, a fim de diminuir obstáculos e tempo das mulheres, sempre no formato de agendamento prévio.

Este ano, o lema da campanha Outubro Rosa é “Vamos fazer da prevenção uma tradição”, no âmbito do Dia Internacional de Luta contra o Cancro da Mama, liderado pelo Ministério da Saúde Pública e Assistência Social, com o apoio do Gabinete do Primeira Dama, o Ministério da Mulher e o Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação (MITIC).

Neste mês, são habilitados plantões ampliando o horário de atendimento para exames de mamografia e exames cervicais (PAP, colposcopia e HPV) aos sábados, dias 5, 12, 19 e 26 de outubro, no Módulo de Saúde Sexual e Reprodutiva, dependente do Hospital Geral de Villa. Elisa.

O horário de atendimento do profissional é das 7h às 12h. Os plantões poderão ser cadastrados pessoalmente a partir de hoje 10/01/2024 ou pelo celular para mais informações do Módulo de Saúde (0992)728-393, somente atendimentos entre 07h00 e 13h00 (segunda-feira). a sexta-feira).

O estudo de mamografia será habilitado para mulheres que o necessitem no check-up anual, a partir dos 40 anos e 35 anos com histórico de câncer na família, e não será obrigatória a apresentação de ordem de estudo, com exceção das mulheres menores de 40 anos.

O Módulo de Saúde Sexual e Reprodutiva, sob a liderança do Ministério da Saúde Pública e Assistência Social, conseguiu se tornar um centro de referência em saúde pública, o que contribui para o Programa de Detecção Precoce e Diagnóstico do Câncer de Mama.

O câncer de mama é a forma de câncer mais comum entre as mulheres no Paraguai e a principal causa de morte na população feminina. Durante 2023, o Instituto Nacional do Câncer (INCAN) diagnosticou mais de 600 novos casos e registrou 274 mortes em todo o país. Estes números alarmantes mostram a necessidade de tomar medidas urgentes na detecção precoce e prevenção desta doença.

Globalmente, o quadro é semelhante. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 462 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama a cada ano e quase 100 mil morrem somente nas Américas.

Este contexto internacional destaca a importância dos esforços locais no Paraguai, onde o sistema de saúde pública reforçou a sua capacidade de combate a este tipo de cancro, através de campanhas como o “Outubro Rosa” e com medidas de saúde pública destinadas a facilitar o acesso a exames de rastreio.

Do Ministério da Mulher, através do Centro Ciudad Mujer, serão realizadas diversas atividades para sensibilizar toda a população sobre os cuidados e apoio na detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos para prevenção.

O Centro Ciudad Mujer está localizado em Villa Elisa, bairro Virgen del Carmen, entre 16 de Julio e Avda. As linhas de transporte público de passageiros que chegam ao CCM são as 15-1; 15-4; 38; 119; 49.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo