BECAL identifica demandas por capital humano avançado no setor produtivo do Alto Paraná
Assunção, Agência IP.- O Programa Nacional de Bolsas “Carlos Antonio López” do Ministério da Economia e Finanças realizou o Workshop de Identificação de Demandas na região leste do país. É com o objetivo de conhecer as necessidades de formação do capital humano avançado do setor produtivo do departamento do Alto Paraná.
Foi durante o workshop realizado na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Nacional do Oriente (UNE), onde fica a sede do Centro de Apoio ao Empreendedor (CAE), que apoiou o dia para chegar aos sindicatos, associações e universidades de o departamento.
Os participantes enfatizaram a necessidade de especializações em áreas estratégicas como indústria (têxtil, autopeças, manufatura, química e automação); agricultura e gestão ambiental (energia limpa, economia circular); indústria da construção sustentável, ciências empresariais (produção sustentável e inovação empresarial); saúde e biotecnologia, ensino para o ensino superior (IA na educação) e tecnologia (engenharia, cibersegurança e TIC).
O encontro realizado no décimo departamento do país insere-se no conjunto de workshops iniciados no final de 2023 com o objetivo de melhorar, reforçar ou inovar as áreas de formação de ACS de instituições públicas ou privadas.
Na sua terceira fase de implementação, Becal conta com novas componentes focadas na melhoria do serviço público e na produtividade do sector privado.
O Programa busca contribuir para aumentar os níveis de geração e aplicação de conhecimento nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), bem como em outras áreas do conhecimento, relevantes para o desenvolvimento do país através da melhoria da oferta de recursos avançados capital humano.