Avançam as obras do Corredor Metropolitano Leste, que potencializará o intercâmbio comercial entre o Paraguai e o Brasil

Assunção, Agência IP.- O Ministério das Obras Públicas informa que o novo terminal de cargas da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP) regista um avanço de 78% na sua execução, consolidando-se como peça-chave do Corredor Metropolitano Leste (CMDE). O moderno complexo, que se estende por 28 hectares, tem como objetivo potencializar o intercâmbio comercial entre o Paraguai e o Brasil.
É promovido pelo governo através da carteira de Obras Públicas e Comunicações, com financiamento de US$ 212 milhões do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
O terminal de cargas da ANNP contará com instalações de última geração, incluindo balanças, scanners, armazéns e amplo estacionamento com capacidade para 1.200 caminhões.
Centro de Procedimentos Aduaneiros
Da mesma forma, a área primária do futuro Centro de Procedimentos Aduaneiros (CTA) apresenta um avanço de 75%. A obra apresenta avanços significativos com a cobertura concluída e a alvenaria em fase final. As próximas etapas envolverão a instalação de pisos e acabamentos.
Ponte do Rio Segunda-feira
Paralelamente, prossegue a construção da nova ponte sobre o rio Monday, onde estão a ser realizadas escavações para fundações e perfurações de rocha, estando já as primeiras cargas de betão vazadas para os apoios, pelo Consórcio Monday.
Esses projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade de Presidente Franco, departamento do Alto Paraná, fortalecerão a infraestrutura logística regional, promovendo o desenvolvimento econômico e a integração no Mercosul, informa o Ministério de Obras Públicas.