Auditoria Geral do Poder Executivo (AGPE) trabalhará em conjunto com sua congênere argentina
Assunção, Agência IP.- O Ministro Auditor Geral do Paraguai, Alberto Cabrera Villalba, assinou um acordo de colaboração com seu homólogo da Argentina e reuniu-se com o Curador Geral Adjunto da Argentina, Santiago Herrera, para cooperar nos aspectos técnicos e acadêmicos através de seu Instituto Superior de Controle de Gestão Pública (ISCGP).
Com base no acordo, ambas as organizações comprometem-se a facilitar a troca de informação que considerem relevante, sobre o conjunto de atividades que desenvolvem nos vários domínios de interesse comum: programas de visitas, formação e formação de recursos humanos; troca de informações técnicas e acadêmicas; projetos de cooperação e assistência técnica e pesquisas e estudos sobre diferentes aspectos do problema em termos de controle fiscal, auditoria e gestão de talentos humanos.
Da mesma forma, o SIGEN e a AGPE concordaram em compartilhar publicações, folhetos e materiais, abrangendo estudos e métodos de controle fiscal, auditoria, administração pública e direito administrativo, bem como quaisquer outros de interesse comum, podendo realizar publicações conjuntas sobre diversos temas que sejam de interesse comum. interesse mútuo.
Por outro lado, as autoridades comprometeram-se a organizar, no Paraguai e na Argentina, atividades de formação para as quais sejam convidados funcionários dos dois órgãos, em relação aos princípios que inspiram ambas as organizações, com o objetivo de proporcionar formação acadêmica ou técnica.
A principal função da Auditoria Geral do Poder Executivo é realizar auditorias nos órgãos e entidades sob sua órbita, regular e supervisionar o funcionamento das Auditorias Internas Institucionais, bem como avaliar a aplicação das Normas de Requisitos Mínimos para um Sistema de Controle. . Interno.
Participaram também da reunião, pelo SIGEN, a Secretária Acadêmica do ISCGP, Silvana Parodi, e o Gerente de Controle do Setor Institucional, Juan Manuel Suárez; e para a AGPE, o Diretor Geral de Administração e Finanças, Rogelio Cáceres Báez, e a Secretária Geral da Auditoria Geral do Poder Executivo, María Galván Del Puerto.