Paraguai

Atendimento integral beneficia comunidade indígena do Alto Paraguai

Assunção, Agência IP.- O Hospital Regional Fuerte Olimpo e outras instituições levaram assistência médica e educação em saúde à comunidade indígena de María Elena. Foram realizadas consultas, vacinação, entrega de leite NIBP e planejamento familiar, segundo relatório do Ministério da Saúde.

O atendimento extramuros na comunidade indígena de María Elena ofereceu serviços médicos e apoio aos habitantes desta área. A iniciativa incluiu consultas domiciliares para pacientes acamados, reuniões com lideranças comunitárias e ações de prevenção e promoção de saúde.

Durante a visita, os médicos do hospital reuniram-se com líderes comunitários para discutir a possibilidade de formação de parteiras, um pedido dos próprios líderes que procuram reforçar o cuidado às grávidas e aos recém-nascidos na comunidade, além da recolha de sintomáticos respiratórios e recolha de amostras. para o Programa Tuberculose (TB), reforçando a vigilância epidemiológica da XVII Região de Saúde, Alto Paraguai.

A equipe também incluiu o Programa PANI, que entregava leite a gestantes e crianças, e o Programa Ampliado de Imunização (PAI), que recrutava menores que precisavam completar o esquema vacinal, segundo o relatório da pasta de saúde.

A diretora do IPS, Sira Samaniego, oferecia serviços de planeamento familiar, Papanicolaou (PAP), e consultas a grávidas, enquanto a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Fuerte Olimpo prestava pré-consultas, farmácia e entrega de medicamentos aos pacientes.

Além disso, foram desenvolvidas atividades de promoção e educação para a saúde, como a desparasitação de alunos e a implementação do projeto Escolas Saudáveis, que inclui trabalhos nas áreas de enfermagem. Essas ações buscam melhorar a qualidade de vida das crianças e de suas famílias, garantindo um ambiente mais seguro e saudável.

Para chegar à comunidade de María Elena, localizada em uma área de difícil acesso, foram utilizadas duas lanchas de popa, que transportavam suprimentos médicos, leite do programa PANI e outros materiais necessários para o dia.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Você viu essa matéria?
Fechar
Botão Voltar ao topo