Assunção: a cidade com mais telhados por metro quadrado da América do Sul
Assunção, Agência IP.- Um estudo publicado recentemente revelou que Assunção detém o título de cidade com mais telhados (terraços) por metro quadrado em toda a América do Sul. Este fato foi destacado pela Ministra do Turismo ao avaliar o impacto dos mais de 40 mil turistas que visitaram o Paraguai para a final da Copa Sul-Americana.
O relatório, denominado “Vamos recuperar e salvar a economia”, faz parte de um plano de reativação do turismo desenvolvido durante o período mais crítico da pandemia da COVID-19. Alberto de la Fuente, da consultora Moratti Strategies, explicou em entrevista que este trabalho foi realizado entre julho e novembro de 2020 com o objetivo de preparar o setor hoteleiro para a reabertura das fronteiras.
Uma descoberta chave para o turismo
«Para gerar mais turismo é preciso ter uma oferta diferente e pontos diferenciadores, e o que se fez foi estudar quais os pontos diferenciadores que se podiam encontrar, até ao mais ínfimo pormenor. Um dos pontos encontrados foi que Assunção é a cidade com mais telhados por metro quadrado”, disse de la Fuente.
No entanto, esclareceu: «Isso não significa que Assunção tenha mais telhados em quantidade absoluta do que outras cidades, como a Cidade do México. A análise considera fatores comparativos como metros quadrados e população, semelhante ao cálculo do PIB per capita em economia.
O potencial da “rota dos telhados”
O estudo sugere a criação de um rooftop route, um circuito turístico que permite aos visitantes percorrer as esplanadas mais emblemáticas da cidade. Desde o Bourbon Hotel e a sua esplanada com piscina, passando pelo Sheraton e pelo World Trade Center, até locais como o Negroni no centro da cidade, a proposta procura capitalizar a oferta de esplanadas com vistas, bares e experiências únicas.
“Esse tipo de iniciativa poderia posicionar Assunção de forma semelhante ao que Lima está fazendo com os circuitos de despedidas de solteiro”, disse de la Fuente.
Um modelo para o crescimento do turismo
Com mais de 40 mil turistas cadastrados apenas na semana passada, o Paraguai dá sinais de se consolidar como um destino emergente na América do Sul. Aproveitar a singularidade das suas coberturas é um passo estratégico para reforçar a sua oferta turística.
«Não encontrei essa diversidade noutros países. Isso é um destaque, a diversidade num pequeno espaço territorial, essa é a beleza. Por isso falamos do metro quadrado, porque um espaço pequeno é tão agradável, tão seguro e tão fácil de transportar. Você pode fazer aquele passeio e ver a cidade do ar, do céu, com outro ponto de vista, algo único na América do Sul”, finalizou.