Paraguai

Assinam compromisso para construir o primeiro cabo de fibra óptica entre o Chile e a Antártida

Assunção, Agência IP.- Com a presença do CAF -Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe-, foi assinado o compromisso para a construção do cabo de fibra óptica para a Antártida Chilena, a primeira rota digital que estabelecerá uma conexão física entre a região e o resto do mundo.

A atividade contou com a presença do subsecretário de Telecomunicações, Claudio Araya San Martín, e do representante da CAF no Chile, Julián Suárez, promotores do projeto, e do governador regional, Jorge Flies.

“Com o projeto do Cabo Antártico, o Chile dá uma contribuição a nível internacional e reforça o seu papel de liderança na exploração da região. Para a CAF é um privilégio poder apoiar este projeto de tão grande importância”, disse Julián Suárez, representante da CAF no Chile. “As necessidades de melhoria nas comunicações são latentes.

Atualmente, o volume de dados científicos gerados na Antártida já excede a capacidade atual de transmissão. Isso é uma prova da limitação das alternativas dos atuais sistemas de satélite”, acrescentou.

Por sua vez, o Subsecretário de Telecomunicações, Claudio Araya San Martín, destacou que “através de uma política de Estado em telecomunicações, somada ao valioso apoio da CAF e do Governo Regional, estamos promovendo este projeto que reflete uma “vontade política em torno reforçar o desenvolvimento regional e a investigação científica na área, através da conectividade digital.”

«Hoje a Antártida Chilena é um pólo relevante para o desenvolvimento do conhecimento a nível mundial e, nesse sentido, este cabo funcionará como uma plataforma de cooperação internacional da qual todos os cientistas do mundo poderão beneficiar. A Antártica chilena terá, como todas as regiões do país, Internet fixa de alta capacidade e alta velocidade”, afirmou.

A iniciativa prevê a realização de um estudo de viabilidade para a construção do projeto financiado pela CAF, que considere a sensibilidade deste ecossistema, cumprindo todas as regulamentações vigentes e as particularidades da conexão de fibra óptica de um local tão extremo.

Este projeto reafirma o compromisso do CAF na América Latina e no Caribe de desenvolver uma agenda digital que promova o progresso econômico e social dos países.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo