As vantagens que o Paraguai tem podem acelerar sua transição para uma economia de alta renda, segundo o BM
Assunção, Agência IP.- O Banco Mundial apresentou um relatório que destaca as vantagens comparativas que o Paraguai possui, como os seus recursos naturais, uma população jovem e um ambiente macroeconómico estável, razão pela qual tem um grande potencial para acelerar a sua transição para uma economia de alto rendimento.
“De uma terra sem litoral a uma terra de oportunidades” é o nome do relatório de crescimento económico do Paraguai, um documento elaborado pelo Banco Mundial que analisa o potencial económico do país e os desafios que enfrenta para alcançar um crescimento sustentável e inclusivo.
Segundo o relatório, “o crescimento do Paraguai supera o da região, com um crescimento médio anual de 3,6% entre 2003 e 2023. O país tem um futuro brilhante se conseguir continuar a transformar a sua economia”, disse Harold Bedoya, representante residente do do Banco Mundial no Paraguai.
“As conquistas do Paraguai nas últimas décadas são impressionantes. O rendimento nacional bruto per capita atingirá 6.200 dólares em 2023, cinco vezes mais do que em 1990”, afirmou Pui Shen Yoong, economista sénior do Banco Mundial para o Paraguai e o Uruguai.
“Diversificar a economia e aumentar a produtividade são fundamentais para continuar a crescer e atingir os níveis de rendimento dos países de elevado rendimento”, detalha o relatório.
Além de destacar as vantagens comparativas que o país possui, o relatório propõe aumentar a produtividade do setor privado, gerando resiliência contra choques externos e gerindo os seus recursos naturais de forma sustentável.
O documento destaca que o crescimento teve um impacto direto na redução da pobreza, que diminuiu de 44,7% da população em 2003 para 17,6% em 2023, de acordo com a taxa de pobreza internacional (6,85 dólares por dia por pessoa, medida em 2017). paridade do poder de compra).
Também se refere ao sólido quadro macrofiscal, incluindo o regime de metas de inflação e a Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como as melhorias no acesso à educação básica e à infraestrutura que acompanham o sucesso do Paraguai na redução da pobreza.
“Um crescimento mais baseado no aumento da produtividade, resiliência e sustentabilidade proporcionará ao Paraguai a possibilidade de aumentar consistentemente o seu nível de rendimento no longo prazo”, afirma o relatório.
“Se o Paraguai conseguisse impulsionar o crescimento da produtividade total dos factores para apenas 0,5% ao ano (de zero num cenário de base), o crescimento económico aceleraria durante um período sustentado, permitindo ao Paraguai atingir quase 40% do nível de rendimento per capita dos Estados Unidos dentro de 60 anos”, acrescenta.