As relações comerciais com o Canadá foram fortalecidas e a carne bovina paraguaia foi apresentada na “Beef from Paraguai”
Assunção, Agência IP.- Mais de 100 importadores, distribuidores e comerciantes de carne bovina se reuniram ontem no “Beef from Paraguai” em Ottawa, um evento de degustação exclusivo organizado para fortalecer as relações comerciais e consolidar a presença da carne bovina paraguaia no exigente mercado canadense.
A Embaixada do Paraguai no Canadá organizou o evento com o apoio da Rede de Investimentos e Exportações (REDIEX) e da Câmara Paraguaia de Carnes (CPC). É um marco significativo na promoção internacional da carne bovina paraguaia no Canadá.
Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar em primeira mão a excepcional qualidade da carne bovina paraguaia, graças aos cortes premium fornecidos pelos frigoríficos Concepción e Minerva Foods. O compromisso do Paraguai com a sustentabilidade e a inovação na produção pecuária foi destacado.
Com um setor que emprega 17% da população economicamente ativa e contribui com 11% para o PIB nacional, a pecuária é um pilar fundamental da economia do Paraguai. O país produz carne bovina de alta qualidade e promove práticas sustentáveis que protegem os recursos naturais e melhoram o bem-estar animal.
Além disso, o Paraguai se posicionou como um ator-chave na exportação de carne bovina de alta qualidade, atendendo a rígidos padrões internacionais de segurança alimentar e sustentabilidade ambiental. Isto foi demonstrado pela recente aprovação do mercado canadense após uma auditoria completa da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA).
Receita recorde de exportações para o mercado canadense
O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) destaca que desde a abertura do mercado canadense para a carne bovina paraguaia, em maio, o Paraguai exportou 1.292.945 quilos de carne bovina, gerando receita de US$ 5.819.021 até 31 de agosto, recorde para o mês.
Os volumes de exportação cresceram significativamente em agosto, com 1.140.087 quilos exportados, ante 152.857 quilos em julho. Isto demonstra o sólido impulso inicial no mercado canadense.
O sucesso no Canadá posicionou o país como o 18º destino na lista de mercados de exportação de carne bovina paraguaia, superando países como Egito, Catar e Emirados Árabes Unidos.
O volume médio mensal de exportação para o Canadá foi de 430.098 quilos, ressaltando o potencial de crescimento deste mercado.
Apesar de ser uma entrada recente, as perspectivas para a carne paraguaia no Canadá são altamente otimistas. Com uma combinação de qualidade superior e preços competitivos, as exportações paraguaias deverão continuar a crescer, consolidando ainda mais a sua posição num dos mercados mais exigentes do mundo.
Segundo o Ministério da Indústria e Comércio, o evento “Carne do Paraguai” foi concluído com sucesso, deixando uma impressão positiva entre os participantes. Demonstraram claro interesse em estabelecer relações comerciais de longo prazo.