Paraguai

As MPME constituem o principal suporte econômico de Concepción

Assunção, Agência IP.- O relatório estratégico “Levantamento das Características Socioeconômicas das Cidades de Concepción” afirma que no primeiro departamento do país, as micro, pequenas e médias empresas fazem parte da principal fonte de renda das famílias, nas quais 7 em cada 10 proprietários o fazem. não ter nenhuma outra fonte de renda.

No âmbito do Projeto “Fortalecimento do ecossistema empresarial e trabalhista no Paraguai”, implementado em conjunto entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Vice-Ministério das MPMEs do Ministério da Indústria e Comércio e aliados estratégicos do setor público, privado , academia e cooperação, diversas atividades foram realizadas na cidade de Concepción.

O documento revela que este sector económico constitui o principal suporte das famílias. O relatório também indica que 8 em cada 10 empresas são pequenas e concentram-se principalmente na oferta de produtos, com um volume de negócios médio de 1,5 mil milhões de rupias anuais.

No que diz respeito ao serviço de Internet, o estudo revela que 9 em cada 10 PME do departamento de Concepción têm ligação à Internet.

Neste ponto, indica que 39% dos inquiridos têm fornecedores que fornecem mais de metade das matérias-primas para o fabrico dos seus produtos ou prestação de serviços. Esta tendência aumenta no setor empresarial de médio porte, atingindo 47%. Porém, em contrapartida, o grupo das pequenas empresas chega a 37% com algum fornecedor.

Em geral, as PME em Concepción registam um crescimento notável, apesar dos desafios associados à distância da capital do país e dos obstáculos existentes.

Durante a apresentação, foi destacado que o desembarque de grandes investimentos na área representa uma oportunidade para fortalecer os laços com as PME.

Plano Piloto

No dia da apresentação do relatório também anunciou o andamento do Piloto Concepción En Marcha, liderado por Doris O’higgins, coordenadora do IncuCAE e Consulta En Marcha, que indicou que encontraram alguns negócios com melhoria na qualidade e competitividade, através da aplicação de planos e formação personalizados.

Observa-se uma melhoria no espírito empreendedor dos participantes, para melhorar a situação empresarial. Avançou-se no conhecimento das novas ferramentas propostas pelo programa En Marcha, com uma capacitação diferenciada dos proprietários para o seu empreendedorismo através da obtenção do estatuto de “empresa”.

Em outro momento, também foi realizada a apresentação do Local Digital – Lançamento da Pesquisa Checkup Digital com MPMEs do setor hoteleiro e gastronômico de Concepción. Da mesma forma, foi desenvolvido um Workshop: Consulta sobre necessidades de formação avançada de capital humano em empresas e organizações em Concepción.

Fome Zero: conferência empresarial

Essas atividades são realizadas antes da Rodada de Negócios e dia de formalização para MPMEs e produtores da Agricultura Familiar, do Programa Fome Zero nas Escolas, marcado para esta quinta-feira, das 8h às 17h, no Clube Conceição.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo