Argentina é a primeira seleção sul-americana a se classificar para a Copa do Mundo
Assunção, Agência IP.-Com a vitória do Equador em Barranquilla, registrou-se uma nova mudança no caminho para a Copa do Mundo, que também deixou seu primeiro classificado.
As eliminatórias terminaram para o restante de 2024, com seis dias em que foram registradas diversas mudanças em relação ao que foi visto em 2023 e há mais seis datas para conhecer as seis seleções classificadas e outra que disputará os playoffs rumo ao Mundial Xícara. .
Após a 12ª rodada, a derrota da seleção colombiana produziu diversas mudanças na classificação, que também apresentou novidades com Chile, Bolívia, Paraguai e Argentina, esta última realizando uma partida muito complicada contra o último colocado Peru.
Até março de 2025, retornarão as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, nas quais permanecem as opções para as 10 seleções sul-americanas, mas estão cada vez mais reduzidas e nem mesmo as seleções históricas se sentem tranquilas, dado o nível de todos os participantes.
Após 12 dias e 14 meses de avanço nas eliminatórias, sofreu diversas modificações com relação aos times que ficaram nas primeiras posições, aos que queriam avançar além dos playoffs e aos que mantêm opções apesar de estarem fora dos sete lugares.
Para começar, a Colômbia perdeu mais uma vaga nas eliminatórias e agora está em quarto lugar com 19 pontos, fruto da derrota para o Equador, que chegou a 19 pontos e ficou em terceiro lugar, dando um grande salto rumo à segunda Copa do Mundo consecutiva para O Tri.
Na partida do dia, na Arena Fonte Nova, Uruguai e Brasil cederam pontos em um duelo muito difícil, mas que deixou os Charrúas como os maiores beneficiados, que agora estão em segundo lugar com 20 pontos, enquanto os Canarinha completaram dois empates e Ela é a quinta com 18.
A principal novidade ocorreu em Buenos Aires, com a Argentina vencendo o Peru por 1 a 0, chegando aos 25 pontos e já ficando em primeiro lugar na América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, sendo líder indiscutível e encerrando um novo ano cheio de alegrias, mas deixando também os Incas último com apenas seis unidades.
Nas demais partidas, o Chile se recuperou diante da Venezuela e venceu por 5 a 2 em Santiago, somando nove pontos e ficando quatro atrás da Bolívia, que apesar do empate em 2 a 2 com o Paraguai, terminou 2024 nos playoffs com 13 pontos e liderando longe Vinotinto.
Nova queda da Colômbia
Enner Valencia foi o protagonista da partida entre Equador e Colômbia, marcando o único gol que selou a vitória dos equatorianos por 0 a 1 no Estádio Metropolitano. Este resultado deixou a equipe comandada por Néstor Lorenzo, com saldo negativo após perder as duas partidas da jornada dupla das Eliminatórias Sul-Americanas.
A partida começou com as duas equipes demonstrando atitude ofensiva. Tendo James Rodríguez como eixo condutor, o Tricolor tentou criar associações no ataque, enquanto o Equador aproveitou a velocidade de Gonzalo Plata na ponta direita. No entanto, foi um erro na entrega de Richard Ríos, que permitiu a Enner Valencia abrir o marcador aos 6′, após driblar os defesas centrais.
Apesar da desvantagem, a Colômbia dominou a posse de bola e procurou ser mais vertical no seu jogo. Jhon Córdoba, avançado do Krasnodar, foi uma ameaça constante para a defesa equatoriana, embora não tenha conseguido concretizar as oportunidades. Aos 20 minutos, uma jogada envolvendo Juan Camilo Portilla, James e Luis Díaz terminou com Córdoba bloqueado por dois zagueiros rivais na tentativa de finalização.
A partida ficou ainda mais complicada para o Equador quando Piero Hincapié foi expulso aos 34 minutos por derrubar o Córdoba em clara oportunidade de gol. Apesar de jogar com um jogador a menos, o Equador ajustou seu esquema tático e resistiu aos ataques colombianos.
No segundo tempo, a Colômbia continuou com o domínio ofensivo, mas a falta de eficácia na finalização ficou evidente. James Rodríguez tentou um chute forte da entrada da área aos 52 minutos, mas Galíndez voltou a responder com uma grande defesa.
Com esta derrota, a Colômbia terá que repensar sua estratégia para as próximas partidas contra Brasil e Paraguai, em março de 2025. A indefinição e a necessidade de melhorar na zona ofensiva serão aspectos fundamentais para trabalhar a equipe de Lorenzo.Infobae.