Paraguai

Alunos e professores de Paraguarí participaram da última edição do Explorarte 2024

Assunção, Agência IP.- O antigo e histórico centro da Capital, na última edição do projeto EXPLORARTE Assunção 2024, foi visitado esta quarta-feira por alunos e professores de instituições de ensino do nono departamento, como uma experiência educativa e musical para a fruição dos direitos culturais.

Explorarte 2024 é uma iniciativa do Ministério da Educação e Ciências, em conjunto com o Gabinete da Primeira Dama (OPD), a Orquestra Sinfónica Nacional, o Município de Assunção e o Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação (MITIC).

Participaram 100 alunos e professores da Escola Privada Subvencionada “San Roque González de Santa Cruz”, da Escola Privada Subvencionada “Santo Tomás” e da Escola Básica nº 7471 “María Luisa”.

O passeio a pé guiado incluiu o Centro Histórico de Assunção desde o Bloco Rivera, Palácio López, Casa da Independência, Panteão dos Heróis e Teatro Municipal.

O dia continuou com um concerto educativo formativo na sede da Orquestra Sinfônica Nacional, espaço que permitiu aos alunos aprenderem sobre instrumentos de cordas como harpa clássica, harpa paraguaia, violão; bem como instrumentos de sopro como flauta, clarinete, trompete e trombone, para citar alguns.

Explorarte Assunção é um projeto que convida alunos do Terceiro Ciclo do Ensino Básico e Secundário de instituições de diferentes departamentos do país a visitar um circuito completo de edifícios e locais emblemáticos que permanecem de pé em Assunção.

A partir da narração de profissionais, você conhecerá a história paraguaia e fatos importantes sobre a vida de grandes homens e mulheres do país. Ressalta-se que foi declarado de interesse educativo através da Resolução MEC nº 439/2024.

Durante seu desenvolvimento em 2024, o projeto beneficiou jovens dos departamentos de Cordillera, Boquerón Presidente Hayes, Amambay, Misiones e Paraguarí respectivamente.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo