Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec encerram atividades de combate ao Aedes Aegypti de 2024*
Cerimônia de entrega de certificados e troféus aos participantes do projeto, aconteceu durante o Festival Iguassu Inova
A Itaipu Binacional e o Itaipu Parqueterc encerraram no último sábado (30), durante o Festival Iguassu Inova, o projeto Educação para Saúde e Sustentabilidade: Combate ao Aedes Aegypti de 2024. A cerimônia de entrega dos certificados e troféus, foi no palco principal e contou com a presença do Diretor Superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo e da representante da Itaipu Fabiane Colling.
O ato serviu para a entrega dos certificados simbólicos, com o objetivo de celebrar as atividades desenvolvidas por professores e estudantes no combate ao Aedes aegypti, que contribuíram para a prevenção da doença e para o fortalecimento do senso de responsabilidade coletiva.
O projeto visa promover a conscientização sobre as medidas preventivas essenciais para evitar doenças como a dengue e teve a adesão de 50 cidades e 612 escolas do Estado do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul, área de abrangência da usina.
Foram distribuídos mais de 123 mil materiais pedagógicos para os estudantes e mais de oito mil Livro do Professor, aos educadores de 536 escolas atendidas. O projeto concedeu bolsa de tutoria a 471 professores.
Os professores bolsistas Thiago Cardoso da Silva da Escola Municipal Duque de Caxias, do Bairro Morumbi e Denise Maria de Paula da Escola Municipal Vinícius de Morais do Jardim das Flores, receberam os troféus, simbolizando todos os educadores do projeto.
“É muito gratificante fazer parte desse projeto. Fizemos várias atividades, por exemplo, uma blitz junto com o apoio da Guarda Municipal, onde entregamos panfletos que vieram nos kits do projeto e entregamos saquinhos de lixo para os motoristas. As crianças gostaram bastante de participar do evento”, informou Thiago.
“Nós da Itaipu e Itaipu Parquetec, estamos muito orgulhosos do projeto. Atingimos 51 municípios do Paraná, mais de 130 mil alunos, mais de oito mil professores envolvidos, sendo 43 professores bolsistas em Foz do Iguaçu. Estamos muito felizes com o resultado do projeto que ajudou a diminuir a proliferação dengue este ano e vai ajudar para o ano que vem, porque é uma ação permanente de conscientização”, disse Colombo.
Sobre a dengue
A enfermidade representa uma ameaça significativa em mais de 150 países, especialmente na Ásia, África e América Latina, com prevalência notável em regiões tropicais e subtropicais, incluindo o Brasil. O número de casos tende a aumentar durante o verão e após períodos de chuva, sendo a dengue classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma enfermidade tropical. (Foto: Kiko Sierich)