Foz do Iguaçu recebe I Conferência Internacional Conjunta da ARIAE e RELOP
Promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em parceria com Itaipu Binacional, Foz do Iguaçu sediou nesta quarta-feira (6) a I Conferência Internacional Conjunta da Associação Ibero-Americana de Entidades Reguladoras da Energia (ARIAE) e Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP).
Sob o tema “Papel da regulação no atual panorama energético e climático”, o evento, realizado no Cineteatro dos Barrageiros, promoveu o debate quanto às projeções de dirigentes e especialistas em regulação de países de língua portuguesa e da América Latina sobre a necessidade de aprimoramentos regulatórios adequados com a atual realidade econômica.
De acordo com diretor geral da ANEEL e presidente da RELOP, Sandoval Feitosa, “a regulação busca antecipar os movimentos da sociedade para que possa, através de modelos de regulamento, repercutir na forma como o serviço é prestado. Ou seja, a regulação tem um papel central de buscar adaptar os serviços, neste caso, de eletricidade. A adaptabilidade regulatória vem com pesquisa e inovação e, nesse sentido, o Itaipu Parquetec possui um grande trabalho a prestar ao Brasil”.
“Este fórum anual visa compartilhar experiências e melhores práticas, destacando a importância da regulação para a estabilidade dos investimentos em infraestrutura. É uma honra sediar este encontro, especialmente em um momento em que a transição energética é uma pauta global. As agências reguladoras garantem a transparência, previsibilidade e segurança jurídica necessárias para atrair investimentos e promover o desenvolvimento do setor elétrico” afirmou o diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone.
Sede brasileira
O Brasil foi selecionado como sede da Conferência devido ao papel de destaque no setor energético. Em 2024, o país recebeu a 15ª Reunião Ministerial de Energia Limpa da “Clean Energy Ministerial” (CEM) e a 9ª Reunião Ministerial da “Missão Inovação” (MI), dois eventos globais de destaque para a temática da energia limpa.
Fotos: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec