Tecnologia

Nobel de Física vai para três pesquisadores por estudo com elétrons

Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier (foto em destaque) são os laureados de 2023 com o Prêmio Nobel de Física, em reconhecimento às suas notáveis descobertas no campo dos pulsos de luz, que possibilitam a medição de processos rápidos de movimento de elétrons e mudanças de energia. O anúncio dos três vencedores foi feito nesta terça-feira (3) em Estocolmo, na Suécia.

A Real Academia Sueca de Ciências atribuiu o prêmio “pelos métodos experimentais que geram pulsos de luz em atossegundos para estudar a dinâmica dos elétrons na matéria”. Segundo a academia, as pesquisas realizadas pelos três cientistas “dotaram a humanidade com novas ferramentas para explorar o universo dos elétrons dentro dos átomos e moléculas”.

O norte-americano Pierre Agostini, o húngaro Ferenc Krausz e a francesa Anne L’Huillier demonstraram a viabilidade de “criar pulsos de luz extremamente curtos, que podem ser empregados para investigar os processos velozes nos quais os elétrons se deslocam ou mudam de energia”.

Eva Olsson, presidente do Comitê do Nobel de Física, destacou: “Agora, podemos abrir a porta para o mundo dos elétrons. A física do atosegundo nos fornece a oportunidade de compreender os mecanismos regidos pelos elétrons. O próximo passo será a aplicação prática desses conhecimentos.”

A academia enfatizou, em comunicado, que essas descobertas têm aplicações potenciais em diversas áreas. Na eletrônica, por exemplo, é crucial compreender e controlar o comportamento dos elétrons em materiais específicos. Além disso, os pulsos de atossegundo têm o potencial de serem usados para identificar diferentes moléculas, como em diagnósticos médicos.

A temporada de 2023 dos Prêmios Nobel teve início na segunda-feira, dia 2 de outubro, com o anúncio do prêmio na área da Medicina, e se estenderá até o dia 9 de outubro, quando será revelado o laureado com o Prêmio Nobel de Economia. Durante essa semana, também serão anunciados os vencedores nas categorias de Química na quarta-feira, Literatura na quinta-feira e Paz na sexta-feira. O anúncio da distinção na área das Ciências Econômicas está marcado para a próxima segunda-feira, dia 9.

Todas as categorias terão seus vencedores anunciados em Estocolmo, com exceção do Prêmio Nobel da Paz, que, como de costume, será concedido pelo Comitê Nobel Norueguês e terá sua cerimônia no Instituto Nobel Norueguês, localizado em Oslo.

Os agraciados da edição deste ano dos Prêmios Nobel receberão um adicional de um milhão de coroas suecas, elevando o valor total concedido aos laureados para 11 milhões de coroas suecas, o que equivale a cerca de US$ 970 mil.

Portal Fronteira

O Portal Fronteira celebra as maravilhas da fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, a mais movimentada da América do Sul. Destaca os aspectos positivos, a diversidade cultural e paisagens deslumbrantes, servindo como uma vitrine virtual para turismo, iniciativas locais e boas ações.

Leia também

Botão Voltar ao topo