Com 4 mil participantes e presença de “guru” do software livre, Latinoware começa em Foz do Iguaçu
Evento conta com uma extensa programação de atividades até sexta-feira (20) no Centro de Convenções
Ao longo de três dias, Foz do Iguaçu será palco da apresentação de muitas inovações com a realização do 20º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware). O evento, organizado pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), iniciou nesta quarta-feira (18), no Centro de Convenções, reunindo mais de 4 mil inscritos.
A solenidade de abertura contou mais uma vez com a presença de Jon Maddog Hall, considerado o grande “guru” do software livre mundial e presidente do Linux Professional Institute. Em seu discurso, ele expressou o desejo de que o encontro motive todos a se empenharem no avanço do software livre na América Latina. Após sua participação em Foz, Maddog seguirá diretamente para o Paraguai, onde participará da edição nacional da Campus Party.
O superintendente de Informática da Itaipu Binacional, Everton Pascoal, celebrou os 20 anos do Latinoware, enfatizando que o evento é resultado do trabalho de “um grupo de pessoas que teve um sonho baseado em alguns conceitos, como empatia, liberdade, querer compartilhar conhecimentos e querer ajudar o próximo”. O diretor ainda comemorou o número de inscritos. “Voltamos a ser representativos, no ponto de vista de inscrições, na América Latina. Que esse sonho não se apague”.
O diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Professor Irineu Colombo, deu as boas-vindas aos participantes e destacou que, em momentos de conflito, as linguagens da tecnologia livre, dos algoritmos e do raciocínio lógico têm o poder de unir a humanidade.
Participaram também da solenidade, o diretor-geral da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Diego de Oliveira Nogueira, e o secretário de Tecnologia da Informação de Foz do Iguaçu,
Evandro Ferreira.
Latinoware
A programação do Latinoware segue até sexta-feira (20), com a abordagem de diversas temáticas, incluindo segurança cibernética, ilustração, design, empreendedorismo, negócios, hardware livre, Internet das Coisas, educação, robótica, inteligência artificial e neurodiversidade. Além disso, o evento sedia um hackathon – maratona tecnológica – focada no combate à fome e à redução do desperdício de alimentos.
Algumas atividades estão sendo transmitidas gratuitamente no canal do Youtube: https://www.youtube.com/@LatinowarePlay. A programação está disponível em https://grade.latinoware.org/index.php/program/day/170.