Carreira de Desenvolvedor: Desafios, oportunidade e aprendizados são apresentados no Latinoware
Apesar de ser um jovem estudante de Ciência da Computação, Gabriel Rabelo, com 23 anos, já acumula quase seis anos de experiência na área de programação e compartilhou os principais desafios, oportunidades e aprendizados da carreira durante o 20º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) nesta sexta-feira (20).
Filho de um proprietário de loja de informática na pequena Camargo do Cajuru (MG), Gabriel começou a trilhar seu caminho digital ainda na adolescência, quando atuou como técnico de informática e designer gráfico antes de, efetivamente, começar a estudar programação. “No começo não tinha alguém para me instruir e mostrar os caminhos. Isso fez muita falta”, recorda.
Para uma plateia cheia de estudantes aspirantes a programadores, ele ajudou a desmistificar um dos primeiros desafios da profissão: a escolha da linguagem de programação a ser utilizada. Ele enfatizou que não existe uma linguagem melhor ou pior. “Quando se tem conhecimento sobre estrutura de dados e algoritmos, é possível aprender qualquer linguagem. O importante é estar atento às novas tecnologias, que surgem constantemente, e superar a síndrome do impostor, ou seja, acreditar que se pode ser competente diante da alta concorrência no mercado”.
Gabriel também aconselhou os estudantes a estarem atentos às oportunidades disponíveis no mercado de trabalho, mantendo seus perfis atualizados em plataformas como o LinkedIn e o Glassdoor. Ele incentivou a busca ativa de vagas nas páginas das próprias empresas e o aprimoramento das habilidades interpessoais, conhecidas como “soft skills”. “Você deve saber se comunicar. Nós não gostamos muito de conversar com as pessoas, mas expor as suas ideias é fundamental”.
Atualmente, Gabriel cursa Ciência da Computação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Medianeira, e já teve experiência profissional em empresas como Grupo PRIMO, Nike & Centauro e Oya Care, especializada em ginecologia e fertilidade.
Sua decisão de participar do Latinoware surgiu do desejo de compartilhar conhecimento, uma das características marcantes do evento, que é organizado pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). “Depois que tive um pouco de experiência, vi como é legal compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas para ajudar as pessoas a terem uma carreira mais legal. Eu sou grato por quem me ensinou e quero passar isso para as outras pessoas”, complementou.
Trabalho remoto
Gabriel Rabelo também destacou a vantagem de poder trabalhar para empresas de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de estar fisicamente presente. Ele salientou que, em grandes cidades, é comum perder muito tempo com deslocamentos. “Trabalhando remotamente, é possível desfrutar de uma melhor qualidade de vida, a comodidade de trabalhar em casa e a flexibilidade para definir os próprios horários”.
A programação do Latinoware encerra nesta sexta-feira (20). Algumas atividades estão sendo transmitidas gratuitamente no canal do Youtube: https://www.youtube.com/@LatinowarePlay. A programação está disponível em https://grade.latinoware.org/index.php/program/day/170.