As vantagens e aprendizados no trabalho com Open Source
Programas de códigos abertos podem melhorar um ambiente corporativo, uma vez que é bastante seguro e, geralmente, mais barato que um programa privado. É bastante seguro, principalmente, porque muitas pessoas envolvidas encontram falhas no sistema mais facilmente. Mas, como é o trabalho com o Open Source?
Foi sobre isso a palestra do Thiago Avelino, CTO da Buser, no 19º Latinoware. A palestra aconteceu nessa quarta-feira (02/11) às 16h, pouco tempo após a cerimônia de abertura. Teve aproximadamente 60 espectadores e durou quase 1 hora. Primeiro, o diretor de tecnologia da Buser falou sobre a empresa e, depois sobre as oportunidades oferecidas.
Em seguida, apresentou seu histórico com o trabalho de programação. Falou sobre como seu interesse em Open Source o ajudou a aprender muitas coisas sobre o trabalho de programador. Por exemplo, não aceitaram a primeira tentativa de contribuição com um projeto porque ele não havia lido o guia para contribuir com o site. Então uma das primeiras coisas que quem programa deve entender é como contribuir com um projeto e, para isso, é importante ler as informações oferecidas.
A segunda, é a importância da comunicação para o trabalho com Open Source. Geralmente, os participantes de um projeto buscam resolver um problema, portanto, é necessário explicar o funcionamento de cada contribuição. E, além disso, é importante também vender a ideia do seu código. De acordo com Avelino, essa comunicação com outros participantes oferece indicações de como modificar a codificação e que, se alguém faz uma crítica ou comentário, é para melhorar o código, porque ele não é do programador, mas da equipe que contribui para criar o projeto. Além disso, é necessário reconhecer que projetos Open Source são mantidos por pessoas, não por empresas ou grupos. E é por isso que a comunicação é chave para o sucesso.
Participação no Latinoware
Não é a primeira vez que Thiago Avelino participa do Latinoware, ele já participou de várias outras edições passadas como ouvinte. Entretanto, é sua primeira participação como palestrante. “Eu consegui compartilhar como penso com mais pessoas. Principalmente pessoas iniciando a carreira profissional, que estão na faculdade e, de alguma forma, impactar a vida dessas pessoas” Avelino afirma sobre a importância da participação no Latinoware. Em relação à empresa que representa, ele complementa que foi importante participar para “mostrar um pouco sobre o trabalho, expor as posições e vagas, e quem sabe, contratar”.
Ele ainda dá algumas dicas para quem quiser participar dos processos seletivos “para quem já é programador, estudar algoritmos é bastante importante. Temos algumas fases de entrevista”, mas tem várias formas de entrar, inclusive pelo ENEM, pelo programa BuserTech. Basta fazer a prova e aplicar ao programa.
O maior congresso de software livre da América Latina
O Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas da América Latina já acontece há 19 anos, sendo online nos últimos dois. Dessa vez, a edição é híbrida, para que as pessoas possam aproveitar mesmo sem a possibilidade de visitar Foz do Iguaçu. O 19° Latinoware acontece entre os dias 2 e 4 de novembro, das 9h às 18h, no Hotel Golden Park. Os dias estarão repletos de atividades para os entusiastas do tema.