Curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional
Um dos destinos mais procurados pelo brasileiro é, sem dúvidas, Foz do Iguaçu. O contato com a natureza, beleza, paisagens e a energia, faz desse lugar ser essencial e obrigatório para colocar naquela listinha de lugares para conhecer. Confira!
1- O Parque Nacional do Iguaçu é hoje a maior área do Brasil destinada à preservação da mata atlântica.
O Parque Nacional Iguazú, que abriga as Cataratas do lado argentino, foi criado em 1934, com área de 67.620 hectares. Em 1984, foi declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade.
O Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro, foi criado em 1939, com área de 185.262,2 hectares. Em 1986, também foi declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade.
2- O Parque Nacional do Iguaçu é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo. Inspirado pela presença do Parque Nacional do Iguaçu, o entorno da região tornou-se o mais importante contínuo biológico do cone sul do americano, com cerca de um milhão de hectares de florestas protegidas ou ainda nativas.
3- O primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu foi o desbravador espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, no ano de 1542, quando viajava de canoa pelo rio Iguaçu, a caminho de Assunção, no Paraguai. Encantado com a beleza das águas, as batizou de “Cachoeiras de Santa Maria”.
4- Em 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo. Concorrendo com 400 atrativos de todo o mundo, as Cataratas do Iguaçu foram declaradas uma das Sete Maravilhas Naturais do Planeta em 11/11/2011. A eleição durou três anos e foi organizada pela fundação governamental Suíça New7Wonders.
5- O #CataratasDay é um dia para conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu e toda região. Acontece sempre em 11 de novembro, no mesmo dia em que as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das 7 Maravilhas da Natureza.
6- O Parque Nacional do Iguaçu é o parque nacional mais visitado no Brasil depois do Parque Nacional da Tijuca, onde está o Cristo Redentor. Recebendo aproximadamente três milhões de pessoas por ano!
7- As Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 quedas d’água de até 80 metros de altura. Entretanto, o número das quedas é variável de 150 a 300, dependendo da vazão do rio.
8- As Cataratas têm o maior sistema de quedas d’água do mundo depois das Cataratas do Niágara. O fluxo recorde de água oficialmente registrado nas Cataratas do Iguaçu aconteceu em 9 de junho de 2014: 60,000 m³/s. A vazão máxima histórica das Cataratas do Niágara foi de 8.300 m³/s e o das Cataratas Vitória de 7.100 m³/s.
Eleanor Roosevelt (1884-1962), então primeira-dama dos EUA, em uma visita às Cataratas do Iguaçu, resumiu assim o seu assombro: “ – Poor Niagara falls! (Pobre Cataratas do Niagara)”
A Garganta do Diabo é a queda com maior fluxo das Cataratas do Iguaçu, que têm cerca de 275 quedas de água, com uma altura superior a 70 metros ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu. A Garganta do Diabo principia em forma de “U” invertido com 150 metros de largura e 80 metros de altura.
9- No lado brasileiro, é possível visitar as cataratas pelo Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Já pelo lado argentino, onde se situa 80% das quedas d´água, a visitação se dá pela cidade de Puerto Iguazú, na província de Missiones.
10- O Rio Iguaçu nasce no Brasil, na serra do mar, estado do Paraná. Percorre muitos quilômetros de planície, pouco antes da sua foz, enfrenta um grande desnível, uma ruptura originada por uma falha geológica, esta fratura dá origem a um gigantesco sistema de quedas de água conhecido como as Cataratas do Iguaçu.
As Cataratas surgiram de há 130 milhões de anos, durante o processo de gigantesco vulcanismo que provocou a separação da América do Sul da África e a formou o Oceano Atlântico Sul.