Sanepar segue recomendações do TCE e reforça controles
Em maio deste ano, a Sanepar solicitou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) instruções para os procedimentos de orçamentação em regime integrado, modalidade de contratos que une vários serviços na área de engenharia. A resposta veio logo a seguir, em junho, por meio de uma recomendação para a adoção de medidas corretivas. A empresa já está seguindo as orientações.
Esse é um dos exemplos do modelo adotado pela estatal e que cumpre as exigências da corte de contas, garantindo maior rigor na gestão. O TCE tem orientado a Sanepar com recomendações em diversas áreas. Os procedimentos estão sendo adotados dentro de uma cronologia capaz de adequar as novas execuções de obras e contratações de acordo com as sugestões.
A Sanepar elaborou e está implantando um plano de ação sugerido pelo órgão de controle e que prevê quatro medidas envolvendo desde a estruturação da área de Governança à avaliação dos resultados da estatal quanto a eficácia e eficiência das gestões orçamentária, financeira e patrimonial da empresa.
CONFORMIDADE – O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destaca a importância das ações em conformidade com o Tribunal: “De modo pontual, estamos cumprindo todas as orientações do TCE. A elaboração desse plano e a sua execução complementam as demais medidas internas que já vimos adotando para melhorar a eficiência administrativa e o controle em todas as áreas”, afirma.
“Além do cumprimento rígido e formal da legislação, essas ações trazem a perspectiva de maior economicidade. É um processo permanente e de evolução contínua que alcança todas as áreas e todos os procedimentos da companhia”, complementa Stabile.