Paraná

Sanepar investe nos sistemas de água e esgoto de Pato Branco

Depois de aumentar a capacidade de tratamento e de reservação de água em Pato Branco, a Sanepar segue investindo em obras, manutenções e melhorias para garantir o fornecimento de água a 100% da população urbana.

O sistema de esgoto sanitário também recebe investimentos com a finalidade de ampliar o índice de atendimento com a coleta e o tratamento.

O principal empreendimento em água é o da obra elétrica da captação no Rio Pato Branco, onde está sendo ampliada a subestação de energia com dois novos transformadores que trarão segurança e confiabilidade operacional. Além disso, estão sendo substituídos os conjuntos moto-bombas os quais vão permitir aumento da produção de água e o atendimento da demanda da população.

Essa etapa da ampliação deve ser concluída até maio do próximo ano. Os investimentos são de R$ 2,8 milhões.

O gerente regional, Edenilson Albani, diz que o trabalho da Sanepar é contínuo, com o compromisso de manter o abastecimento de forma equilibrada com água de qualidade e quantidade suficiente para suprir a demanda da cidade.

Em paralelo estão sendo executadas melhorias no sistema de distribuição de água. A antiga rede de ferro da Rua Arariboia está sendo substituída por tubos de PEAD de 225 milímetros de diâmetro.

São 600 metros de tubulação nova entre as ruas Tamoio e Aimoré. A obra deve ser concluída ainda neste mês. A estação elevatória de água tratada, que funciona nas proximidades da estação de tratamento, está sendo relocada para melhorar o abastecimento e garantir o fornecimento de água para as regiões dos bairros Planalto, Alto da Glória, Menino Deus, São João e Primavera.

Esse trabalho é similar ao que foi executado em outras elevatórias de água no ano passado e que melhorou as condições de abastecimento para a Zona Sul, Bairro Pinheirinho, Novo Horizonte e Cristo Rei.

NOVOS TRABALHOS – A força tarefa da Sanepar não para quando se trata de garantir o abastecimento. Um novo anel de distribuição de água (rede mestre ou tronco) será instalado da Rua Ibiporã até a Rua Tamoio, a partir de novembro. A nova tubulação, que deve ser concluída em fevereiro do ano que vem, vai melhorar a distribuição de água da área central e dos bairros Pinheiros e La Salle.

Para 2021 está programada a implantação de mais um anel de distribuição de água e serão substituídas redes na região do Bairro Planalto. Serão instalados 3,3 mil metros de tubulação de PEAD de 225 milímetros. E será executada a interligação do reservatório da Rua Itabira até o Bairro Fraron, onde serão feitas também as readequações de redes e a otimização do reservatório local.

ESGOTO SANITÁRIO – Estão em processo de licitação as obras de reforma e melhoria da estação de tratamento de esgoto ETE Ligeiro. O trabalho prevê aumentar a eficiência da unidade com a implantação do sistema de pós-tratamento.

O objetivo é melhorar a qualidade do efluente antes de ser lançado no corpo receptor. Concluída a licitação, a empresa vencedora terá prazo de 240 dias para executar a obra. Essa estação deve funcionar até 2023 quando deverá entrar em operação a nova estação de tratamento de esgoto no município.

Edenilson diz que essa obra é muito aguardada pela população e que todos os esforços estão sendo aplicados nesta proposta de transferência de local da estação, antecipando a licitação que estava prevista apenas para 2022. “E lembramos que, independente da mudança, todo o esgoto coletado na cidade recebe tratamento na unidade que está em operação no Bairro Fraron”, afirma o gerente.

Ainda em 2023, serão iniciadas as obras de ampliação das redes coletoras de esgoto da cidade. Com mais 99 mil metros de tubulações, a nova estrutura deverá coletar e tratar os dejetos de 3.677 imóveis das regiões dos bairros São Francisco, São Luiz, Vila Izabel, Parque do Som, Picolli, Primavera e Menino Deus. Com esse investimento, Pato Branco deverá fechar 2025 com 91% de cobertura com a rede coletora de esgoto.

Enquanto essas obras não chegam, a Sanepar segue fazendo melhorias na rede coletora. Iniciou em maio deste ano a substituição de 1,5 mil metros das antigas manilhas por tubulação em PVC de 150 milímetros de diâmetro.

Agência de Notícias do Paraná

Agência Estadual de Notícias do Estado Paraná

Leia também

Botão Voltar ao topo