Paraná

Defesa Civil repassa ajuda humanitária a município afetado por granizo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil repassou nesta segunda-feira (17) material de ajuda humanitária a Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná. O município foi atingido pela tempestade de granizo no último sábado (15) e teve 200 casas danificadas e mais de 1200 pessoas afetadas. Foi decretada situação de emergência.

O município recebeu o atendimento emergencial local com a distribuição de lonas pela 10ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, de Francisco Beltrão.

Já na segunda-feira a Defesa Civil Estadual repassou 3.406 telhas ao município, que fará a distribuição às famílias atingidas pelo granizo. Nova Prata do Iguaçu contabiliza, ainda, 160 pessoas desalojadas por conta da tempestade e já está fazendo a distribuição do material.

AGILIDADE – A rapidez de entrega da ajuda humanitária é fruto do trabalho rápido de levantamento de danos e prejuízos e, também, do comprometimento dos técnicos da Defesa Civil a nível estadual, regional e municipal. O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD), da Defesa Civil do Estado, acompanha a situação dos municípios afetados desde o final de semana, orientando sobre os procedimentos e documentos necessários para garantir o atendimento célere da população afetada.

A Defesa Civil Estadual continua acompanhando e monitorando as condições meteorológicas que possam causar desastres a partir das informações dos órgãos de meteorologia, como o Simepar, que repassam as informações sobre eventos extremos.

BALANÇO – Ao todo, foram 13 municípios afetados por vendavais e granizo no último fim de semana. Os números são do último boletim divulgado pela Defesa Civil nesta terça-feira. Foram 1233 casas danificadas e 1 destruída, deixando 5223 pessoas afetadas, sendo que 452 delas ficaram desalojadas.

ALERTA SMS – A população do Paraná pode se cadastrar para receber alertas por SMS gratuitamente. Basta enviar um SMS (aquela mensagem de texto) do próprio celular informando o CEP. Após o envio chegará uma informação de confirmação do cadastro e, sempre que houver alertas para a região do CEP cadastrado, a pessoa receberá a informação diretamente no celular: http://www.defesacivil.pr.gov.br/Pagina/Alerta-SMS

DICAS – A defesa Civil do Estado também possui dicas sobre o que fazer se você estiver no meio de um desastre. Basta acessar o link e ver as atitudes a tomar para os principais tipos de desastres. Clique   AQUI

Agência de Notícias do Paraná

Agência Estadual de Notícias do Estado Paraná

Leia também

Você viu essa matéria?
Fechar
Botão Voltar ao topo