Fase 3 começa nesta segunda-feira com a abertura de academias e locais gastronômicos

O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, confirmou que o país avançará para a terceira fase da quarentena inteligente, com um relaxamento gradual das atividades ao ar livre e comerciais dentro do plano de mitigação do Covid-19.
A fase 3 será aplicada em todos os departamentos do país, com exceção de Paraguarí e Concepción, que permanecerão na fase 2, enquanto avaliam o progresso de casos positivos.
FASE 3 DETALHES
Em termos gerais, a nova fase introduz a abertura de locais gastronômicos, que podem ser abertos com agendamento prévio e a possibilidade de rastrear clientes. Nesse sentido, o ministro indicou que a situação nos shopping centers e na praça de alimentação não permite a aplicação desse mesmo protocolo, mantendo-se sua reabertura para a fase 4.
Para o ensino superior, são permitidas aulas práticas e laboratoriais, com um máximo de 10 pessoas, dependendo do tamanho da sala de aula e do laboratório. Exames e defesas de tese também estão habilitados.
Quanto às atividades físicas, são permitidas atividades de até 2 pessoas e a abertura de academias, centros esportivos, academias e uso de espaços esportivos com agendamento prévio e protocolo sanitário rigoroso.
As cerimônias religiosas devem expandir a participação de até 20 pessoas, mantendo um protocolo muito rigoroso que será avaliado com esse setor, informou Mazzoleni.
Os detalhes da aplicação das medidas e protocolos para os novos setores adicionados (restaurantes e academias com agendamento prévio) serão divulgados nos próximos dias, explicou o ministro.
A fase 3 começará na segunda-feira, 15 de junho e durará três semanas, quando o progresso será avaliado ou não na quarta e última fase da quarentena. Desde a detecção do primeiro caso, em 7 de março, o Paraguai possui 1.230 coronavírus positivo, 624 recuperados e 11 falecidos, um dos números mais baixos da região.