As autoridades se reunirão com os comerciantes da CDE
O ministro do Interior Euclides Acevedo anunciou no domingo, em um programa de televisão, que amanhã terça-feira estará em Ciudad del Este, acompanhado por outras altas autoridades nacionais, para receber de comerciantes e empresários da capital departamental várias propostas para reativar a economia de Este.
Cabe ressaltar que o CDE é uma das cidades mais atingidas devido à crise econômica, gerada pela declaração de emergência sanitária por coronavírus e consequente quarentena total, ordenada pelo Governo Nacional desde meados de março e que afeta a atividade comercial até o momento. da cidade, o que levou ao movimento comercial nulo e milhares de demitidos, além de serem suspensos em seus empregos.
Acevedo indicou que a chefe do MIC, Liz Cramer, o ministro da Saúde Julio Mazzoleni, bem como autoridades departamentais, comerciantes, empresários, etc., participarão da mesa de diálogo. “Entendemos a preocupação de empresários e comerciantes, mas também devemos ouvir as recomendações da Saúde Pública. A abertura da fronteira (com o Brasil) não está em debate, o que poderia ser analisado é tornar os comerciantes mais flexíveis e permitir que eles trabalhem, mas sob rigorosas medidas de segurança ”, afirmou Acevedo.
Note-se, a esse respeito, que a abertura – gradual – do comércio está prevista apenas na fase 2 da quarentena inteligente, que começaria em 25 de maio, se existirem as condições necessárias.