Templo Budista Chen Tien
Passeio agradável, de muita beleza e principalmente de muita paz.
O Templo Budista fica localizado em uma privilegiada região alta da cidade, onde pode se ter uma visão de parte do centro da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este (Paraguai). A beleza do local permite um contato mais próximo com a filosofia Budista, e um momento de descanso durante a viagem.
O Templo Budista de Foz do Iguaçu é um espaço de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados, onde a paz e a tranquilidade predominam absolutos. Com mais de 120 estátuas espalhadas pelo imenso e belo Jardim, a visita ao Templo Budista é certeza de um passeio agradável, de muita beleza e principalmente de muita paz.
O local foi construído em 1996, e hoje, nos jardins do templo existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado, sendo os destaques. Cada uma das estátuas tem um significado e uma das que mais chamam atenção é a réplica de Mi La Pu-San, o “Buda sentado”, ou o “Buda Sorridente” como também é conhecido. Esta estátua mede cerca de 7 metros e fica logo na entrada do templo.
A maior e mais nova estátua do Templo é a representação do fundador do Budismo, Siddhartha Gautama, um príncipe indiano que abriu mão de sua riqueza, dedicando-se a busca da “iluminação”. No Budismo, a postura deitada significa paz de espirito após a ascensão, o Nirvana. Esta estátua foi importada da China e montada em 2014. Possui 10 metros e é considerada a maior representação de Buda na América do Sul.
As diversas estátuas lado a lado (108 no total), que ficam em um grande pátio ao lado do templo, representam Buda Amitabha. Cada uma delas foi doada ao templo, por um budista que teve méritos alcançados através do Budismo. Todas estão na posição em que uma das mãos significa boas-vindas enquanto a outra significa energia positiva.
Além de diversas estátuas que representam encarnações de Buda e Boddisattva, existem também 2 estátuas representando os guardiões de Buda: Kongo Rikishi ou Niou. Ambos ficam na entrada do templo e segundo a tradição budista, impedem a entrada de maus espíritos.
Os 2 guardiões são Agyo (o que está com a boca aberta) e Ungyo (o que está com a boca fechada). A boca aberta significa “a”, o primeiro fonema do alfabeto japonês, e a fechada, “un”, o último. No budismo, isso significa vida e morte, ou seja o começo e o fim.
A galeria não foi encontrado!Tarifas e Horários
A entrada no Templo é gratuita. E a visitação acontece de Terça à Domingo, das 9h30 às 16h30.
Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Foz do Iguaçu/PR