Lugares

Cataratas Iguaçu – Brasil

UMA DAS SETES MARAVILHAS DA NATUREZA

É difícil explicar as sensações causadas por esse colosso de água, rochas, pedras, matas e mistérios. Por isso, muitos visitantes, em vez de usar palavras, preferem voltar às Cataratas trazendo amigos e familiares, para que eles mesmos possam sentir o impacto de tantas maravilhas. Cada um tem sua experiência pessoal, mas numa coisa todos concordam: as Cataratas do Iguaçu são um espetáculo único, marcante, inesquecível.

O show da natureza começa bem antes, quando os ouvidos percebem a presença poderosa de muito longe, pelo inconfundível estrondo das quedas. A cada passo, essa sinfonia selvagem vai crescendo em uníssono até tornar-se uma vibração que atinge o corpo todo.

Mas as sensações não param por aí. De repente, a trilha sonora se completa com a visão grandiosa do maior salto de um conjunto de centenas de quedas, a Garganta do Diabo.

Não tem como explicar. Diante dos espantados visitantes, a beleza, o rugido e o poder da torrente de água se une à delicadeza da névoa que molha a pele e desenha arco-íris no ar.

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu PR – Imagens: Turismo visto de cima Arion by Andri

Não tenha dúvida, venha. Você vai descobrir que, além de tudo, a natureza caprichosa dotou a região de um cenário à altura do espetáculo das Cataratas. Não apenas pelo incomparável conjunto de atrações naturais, inseridas em dois imensos parques nacionais do Brasil e da Argentina, mas, também, pela cuidadosa estrutura de lazer, esporte, culinária, cultura e diversão preparada para recepcionar os visitantes.

A LENDA DE AMOR DE NAIPI E TAROBÁ.

Aventura e emoção nas românticas origens das Cataratas.

Muito antes da chegada do homem branco, os habitantes da região já buscavam explicações para a origem das cataratas.
A mais encantadora delas conta que o deus M’Boi, cego de ciúmes, não aceitou o amor entre o jovem guerreiro Tarobá e Naipi, a mais bela índia da tribo, que deveria ser consagrada a ele. Saiba mais sobre a lenda aqui.

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU.

PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE. EXEMPLO DE PRESERVAÇÃO PARA AS ATUAIS E FUTURAS GERAÇÕES.

As atrações naturais da região das Cataratas vão muito além da Garganta do Diabo, seu majestoso e internacionalmente consagrado cartão-postal. Por exemplo, você pode admirar as diferentes belezas de outras centenas de quedas, 19 delas de grande porte, em um cenário de quase três quilômetros, que muda conforme a vazão do rio.

E os bons motivos para ver de perto não param no incomparável espetáculo das águas. Ele está caprichosamente encravado em uma grande área protegida, administrada em condomínio por Brasil e Argentina. É o Parque Nacional do Iguaçu, com seus 252.882,2 hectares de Mata Atlântica cuidadosamente preservada em toda a sua riquíssima biodiversidade.

Declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1986, este verdadeiro tesouro do planeta é, além de motivo de encanto para os visitantes, um santuário de animais e vegetais, muitos em extinção. Nele já foram catalogadas mais de 250 espécies de árvores, 550 de aves, 120 de mamíferos, 635 de borboletas, 79 de répteis e 55 de anfíbios.

Mas, graças ao esforço conjugado dos seus especialistas, o Parque Nacional do Iguaçu ultrapassa os limites da preservação e avança decididamente no campo da recuperação ambiental. Para citar apenas um, entre muitos esforços nesse sentido, o projeto Carnívoros do Iguaçu conseguiu aumentar em 30% a população de onças-pintadas, entre 2010 e 2016.

O LEGADO DE SANTOS DUMONT

Ao mesmo tempo em que presta reverência ao incrível conjunto de atrativos da região das Cataratas, o visitante é também premiado com a descoberta de fatos curiosos e pouco conhecidos. Lá, fica sabendo em detalhes, por exemplo, que Alberto Santos Dumont era muito mais do que um gênio da aviação. E que ele, em sua visão inovadora, já sabia da importância vital da proteção à natureza, muitas décadas antes do assunto entrar definitivamente na pauta das prioridades planetárias.

Foz do Iguaçu teve o privilégio de ser o palco de um grande exemplo dessa faceta pouco conhecida do herói futurista. Depois de conhecer a região, em 1916, Santos Dumont passou a usar toda a sua influência para iniciar o movimento que culminou com a desapropriação da área das Cataratas. Por mais esse feito em favor da humanidade, ele foi homenageado com uma estátua no Parque.

MACUCO SAFARI

Ainda no Parque Nacional do Iguaçu, outra opção inesquecível é o Macuco Safari, mix de trilhas (que podem ser feitas de trenzinho ou a pé) e/ou navegação adaptado para todas as idades. O tour consiste na contemplação da fauna e flora locais e, de quebra, inclui a oportunidade de se molhar (bastante!) nas Cataratas – isso, claro, para quem optar pelo passeio de barco no Rio Iguaçu com uma dose extra de emoção. Podendo ser combinado com atividades como rafting e cachoeirismo, é válido ressaltar que o Parque Nacional oferece uma série de conveniências, como estacionamento, loja de lembrancinhas e praça de alimentação.

RESTAURANTE PORTO CANOAS

Já imaginou apreciar a vista espetacular das Cataratas do Iguaçu; uma das paisagens mais belas do mundo; em um ambiente onde o ar puro da floresta se confunde com aromas suaves de uma cozinha muito especial? Esse lugar existe e está localizado no Parque Nacional do Iguaçu, às margens do Rio Iguaçu, proporcionando vista única da parte superior das famosas Cataratas. Estamos falando do restaurante Porto Canoas, onde você tem a sua disposição uma ampla variedade de comidas, bebidas e sobremesas e a trilha sonora deste ambiente são os sussurros das Cataratas do Iguaçu.

ALGUMAS FOTOS


Mais informações: http://www.cataratasdoiguacu.com.br

Portal Fronteira

O Portal Fronteira celebra as maravilhas da fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, a mais movimentada da América do Sul. Destaca os aspectos positivos, a diversidade cultural e paisagens deslumbrantes, servindo como uma vitrine virtual para turismo, iniciativas locais e boas ações.

Leia também

Você viu essa matéria?
Fechar
Botão Voltar ao topo